PESQUISA ESCOLAR - PROF. LILIAN


Total de visitas: 54728
CUIDADOS COM O CORPO



Cuidados com o corpo

Quando o verão está se aproximando, com ele aumenta a preocupação com o corpo e principalmente com as pernas, mais expostas em saias e shorts que formam o figurino na época de calor.





Para evitar o aparecimento das indesejáveis varizes, que além de enfeiar as pernas trazem problemas à saúde, é preciso rever o estilo de vida e incorporar alguns cuidados simples ao dia-a-dia.

Quem já possui o problema, o ideal é começar o tratamento no inverno, pois é preciso ficar de um a três meses longe do sol após a intervenção cirúrgica. O procedimento é indicado para as pessoas que sofrem com "veias matrizes", ou seja, veias doentes mais grossas que acabam alimentando diversos outros pequenos vasos pela perna.





Novas técnicas de tratamento de varizes, como o cryo-laser e a cryo-escleroterapia, podem tratar vasos de menor calibre e, em alguns casos, substituir a cirurgia.


CUIDADOS INDICADOS




Controle o peso - pessoas obesas têm mais chances de desenvolver varizes e piorar as já existentes.
Evite ficar muito tempo na posição em pé ou sentada - nessas posições existe dificuldade para a circulação de retorno e é justamente quando as varizes aparecem.

Pratique exercícios físicos - a atividade física aumenta a velocidade do fluxo sanguíneo nos vasos. Levantamento de pesos em excesso é contra-indicado para quem já possui varizes. Os indicados são andar, correr e nadar.




Evite expor o corpo a temperaturas altas por tempo prolongado - como em saunas, banhos quentes e sessões de bronzeamento, que prejudicam que já possui varizes.




Repouse, sempre que possível, com as pernas elevadas - principalmente após um dia de atividades mais intensas.
Use meias elásticas - apontadas como o principal meio preventivo, elas agem ‘desviando’ o sangue das vias superficiais para as veias profundas, onde não existem varizes.




Evite o uso rotineiro de salto alto - ele faz com que a musculatura da perna fique permanentemente contraída, o que dificulta a circulação venosa.





CUIDADO COM PÉS INCHADOS


Os vasos sanguíneos se dilatam no calor, principalmente em pessoas que sofrem de varizes, e podem causar inchaços nas pernas. A sensação é de pernas cansadas, pesadas e dificuldade para caminhar e subir escadas.
Para amenizar a situação, veja algumas dicas dos especialistas:
Deixe os pés elevados durante a noite
Movimente as pernas, fazendo intervalos durante o trabalho, por exemplo
Alongue a panturrilha
Pratique exercícios físicos
Cuide do peso
Se as varizes forem a causa do inchaço, o recomendado é consultar um cirurgião vascular.





O que são varizes

São veias que se dilataram e ficaram tortuosas, fazendo o sangue circular de forma errada. Podem apresentar formas muito pequenas e avermelhadas; um pouco maiores e azuladas; e nódulos que saltam o plano da pele.

Normalmente, acometem mais as mulheres devido à influência dos hormônios sexuais femininos, gravidez, uso de anticoncepcionais e menor massa muscular que os homens. A tendência genética também é determinante em algumas pessoas e são comuns os casos familiares de varizes.



Flebite pode levar à trombose

Quem sofre com varizes corre o risco de ganhar um outro problema bem mais grave nas pernas: a flebite. Trata-se da inflamação e entupimento dessas veias, que ficam entre a pele e o músculo. O mais comum é que o mal afete a safena, veia da perna. O problema se manifesta por um coágulo dolorido e duro e a veia afetada parece um cordão escuro na perna, cercada pela pele avermelhada.

Quando a inflamação ocorre na coxa, há o risco de sérias complicações: o coágulo pode passar para o sistema venoso profundo e levar à trombose. Se esses coágulos chegarem ao pulmão, podem provocar a morte por embolia pulmonar.

Para prevenir a flebite, deve-se beber bastante água (no mínimo, dois litros por dia) e movimentar constantemente as pernas. Quem trabalha sentado deve fazer alguns intervalos, levantar e caminhar. Com o diagnóstico precoce, a flebite passa por tratamento cirúrgico.





A ameaça silenciosa da TVP

Pouco conhecida pela população, porém responsável por milhares de mortes todos os anos, a Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença complexa e silenciosa, que pode trazer sérias complicações quando não tratada de forma rápida e adequada. Ela consiste na interrupção do fluxo sanguineo de uma veia, provocada pela formação de um coágulo – também chamado de trombo. Essa interrupção acomete com mais frequência uma veia profunda e a principal consequência é a embolia pulmonar, que, dependendo do caso, pode evoluir para a morte do paciente.



Nos Estados Unidos, a embolia pulmonar é responsável por 100 mil óbitos por ano. As estatísticas no Brasil sobre a mortalidade da doença não são confiáveis. É que a TVP acaba passando despercebida por muitos médicos, pois em 50% a 80% dos casos os pacientes não apresentam seus principais sintomas.


Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional